sexta-feira, 17 de abril de 2009

Resumo - Guia Geral


O Guia Geral do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II – está estruturado em cinco unidades com três seções cada.
O GESTAR II é um programa de formação continuada de professores dos Anos/Séries Finais do Ensino Fundamental, criado pela Universidade de Brasília –UNB – em parceria com o MEC.
Esse programa caracteriza-se pela modalidade semipresencial de formação continuada dos professores de Língua Portuguesa e Matemática, objetivando a melhoria do processo ensino e aprendizagem, tendo como por base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa de (5ª a 8ª séries) (6º ao 9º anos). Além disso, oferece estratégias de estudo individual, visando à autonomia do cursista, incluindo encontros presenciais para a realização de atividades como: troca de experiências e reflexão em grupos; esclarecimentos de dúvidas e questionamentos; planejamento e elaboração de situações didáticas; análise crítica da prática em sala de aula e de atividade dos alunos.
O professor formador municipal/estadual receberá, ao longo de um ano, a formação continuada da UNB num total de 300h assim distribuídas: 96h presenciais e 204h não-presenciais. Para a certificação, exige-se 75% de frequência e a entrega do portfólio com todas as atividades propostas e realizadas. Já o professor cursista estadual/municipal terá a sua carga horária assim organizada durante o ano: 120h presenciais e 180h a distância, perfazendo um total de 300h e a certificação será feita pela secretaria Municipal/Estadual.
O material de ensino e aprendizagem está organizado num kit com: 1 Guia Geral; 1 Caderno de Cursista; 6 Cadernos de Teoria e Prática (TPs); 6 Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem – AAA-(versão do professor); 6 Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem –AAA – (versão do aluno).
Fazem parte do processo metodológico do GESTAR II as oficinas coletivas, o plantão pedagógico, o acompanhamento pedagógico, os relatórios quinzenais e as atividades em sala de aula.
As atribuições e responsabilidades do professor formador para com os cursistas são:
Planejar os encontros presenciais e os planos de aulas;
Participar da apresentação e divulgação do Gestar;
Realizar o acompanhamento da prática pedagógica do professor cursista.
Executar as sessões presenciais;
Acompanhar ou orientar o estudo individual do professor cursista, a sua prática pedagógica, a ação do coordenador da escola.
Listar as dificuldades e demandas mais correntes na implementação do programa nas escolas e sugerir medidas de correção.
O GESTAR II tem como objetivo geral possibilitar ao professor de Língua Portuguesa de anos finais (séries finais do Ensino Fundamental) um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos. Por outro lado, ele pretende elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural; deve provocar a discussão e a reflexão sobre os problemas de ensino, articulação com a proposta pedagógica, curricular e plano de ensino, bem como as formas de mobilização da comunidade em torno do projeto social e educativo da escola; formar grupos de estudos voltados para troca de experiências, através da incorporação de outros saberes e construção coletiva de uma proposta pedagógica.
Essas considerações levam à definição da linha dorsal do programa como uma construção de caderno de estudo a partir de temas transversais e significativos tanto para o professor quanto para o professor. Vejamos a organização dos cadernos de teoria e prática - TPs: Título da Unidade e nome do autor; Iniciando nossa conversa; Definindo nosso ponto de chegada; Seções
Atividades; Indo à sala de aula; Avançando na prática; Importante; Recordando; Resumindo; Bibliografia; Leituras sugeridas;Ampliando nossas referências.
Os cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem aluno/professor – AAAs -têm por objetivo subsidiar as aulas com atividades individualizadas aos alunos que se diferem quanto ao ritmo e forma de aprendizagem e promover atividades para ensinar conteúdos que o aluno não aprendeu anteriormente e sanar deficiências detectadas ao longo do processo. Como formação continuada, este Programa prima pela interação teoria e prática e pela visão da linguagem como fenômeno cultural, onde a Língua é elemento constituinte, porém não único e isolado, na organização das experiências de cada um, buscando introduzir professores na apreciação da cultura letrada, estabelecendo diálogo desta com as demais linguagens. Na parte II de cada caderno – TP - encontramos duas Lições de Casa que se constituem num relato do Avançando na Prática, escolhido pelo cursista, que deverá ser entregue ao formador e constituir o portfólio deste. A cada duas unidades deve ser entregue uma Lição de casa. Na parte III encontramos duas Oficinas que são os encontros presenciais. Essas oficinas serão realizadas nas Unidades pares.
Com a aplicação do Programa, acredita-se que o professor não é mais o detentor do conhecimento, aquele que sabe de tudo, nem seus alunos são meros receptores do conhecimento. Crescem as expectativas de mudança e aprimoramento do trabalho dos professores de Língua Portuguesa e Matemática e surgem expectativas de um fazer pedagógico coletivo, cabendo ao professor o papel de mediar o conhecimento historicamente construído.

2 comentários:

  1. É isso aí,amiga, valeu o esforço. A nossa caminhada é ensinar e aprender. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quanta atividade, não é mesmo? Mas estamos caminhando e encontrando a menhor maneira. É assim mesmo. Vamos a luta!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir