quarta-feira, 29 de julho de 2009

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS(JULHO) - GESTAR II

07/07/2009 – Orientação para desenvolvimento do projeto
Neste encontro, socializei a reflexão a seguir, criada por Piaget com motivação para os trabalhos. Ótimas reflexões foram produzidas e muitos propósitos foram elencados.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
Com isso, começamos a discutir a elaboração escrita do projeto interdisciplinar a ser desenvolvido. Alguns temas foram sugeridos, mas todos remeteram à leitura como meio de desenvolver a autoestima e construir a cidadania.
Em grupo, foram escritos a justificativa e os objetivos (geral e específico). O registro escrito foi lento, com poucos argumentos, pois os cursistas alegaram pouco domínio uma vez que as escolas não elaboram projetos coletivos com os professores. Além disso, as escolas afirmam que não é possível desenvolver o projeto no 2º semestre porque o PPP já tem outras atividades programadas e registradas.
Finalizamos as ações deste dia, planejando nossa última oficina semestral, a realizar-se no dia 14/07/09.

6ª OFICINA – 14/07/2009

Nesta oficina referente às unidades 19 e 20 do TP5, reunimos todos os cursistas dos quatro formadores e fizemos a transposição didática em grande grupo. A mensagem para reflexão e comentários encontra-se abaixo:
O leitor que lê bebe o leite, bebe o vinho, bebe o café do vizinho, bebe a cerveja, bebe de todos os rios, bebe cicuta, bebe uísque, bebe muito, bebe e cala, bebe e ouve, bebe tudo e continua sóbrio.” (Gabriel Perissé)

ATIVIDADES – 1ª PARTE
1. Mensagem e objetivos das unidades.
2. Música “Luar do Sertão”, página 140 do TP5.
3. Analisar em conjuntos a atividade 9, p. 141
4. Assistir o vídeo “Os melhores do mundo” e verificar os elementos linguísticos: (pleonasmo, se não/ senão, para mim “fazer”, regência, plurais metafônicos, concordância, entre outros.).
5. Inferências sobre o vídeo.
6. Recursos linguísticos de coesão (música “Passe em casa” dos Tribalistas) p. 156 do TP5.
7. Trabalhos em grupo:
- Apresentar três imagens e pedir ao grupo que faça a narrativa a partir da sequência que escolherem.
- O texto será produzido coletivamente e registrado no papel craft.
- O texto será lido para que se reconheçam os elementos de coesão presentes ou não nele.
- Análise oral dos textos elaborados.

ATIVIDADES – 2ª PARTE
Socialização e reflexão dos tópicos essenciais dessas unidades.
Trabalhos de apresentação dos “avançando na prática”, desenvolvidos em sala de aula e relatórios.
Receber as sugestões dos projetos iniciados na oficina anterior.

Pontos positivos: atividades dinâmicas, interação com os cursistas, mais comprometimento com as atividades. Os formadores interagem, facilitando e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.

Pontos negativos: É difícil obedecer ao horário proposto para as atividades da 1ª parte, logo o tempo torna-se limitado, não podendo concluir as demais tarefas.

No período de 20 a 24/07/09, aconteceu da Fase de Acompanhamento do GESTAR II, em Balneário Camboriú. Foi um momento ímpar de socialização das atividades já aplicadas referentes aos TPs 3, 4, 5 do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar.

No dia 28/07/09, eu, meus colegas formadores e a coordenadora do GESTAR II fizemos a avaliação da Fase de Acompanhamento, socializamos algumas atividades e textos recebidos. Debatemos sobre a elaboração do projeto e contamos com a parceria de uma professora da UNISUL e da rede estadual para dirimir possíveis dúvidas e auxiliar na elaboração da fundamentação teórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário