quarta-feira, 9 de setembro de 2009

7ª Oficina – TP6 – Unidades 21 e 22

1ª PARTE
Pensamento: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Paulo Freire)

Mensagem para reflexão e debate: Paradigma dos macaquinhos ppt (power point)

Unidade 21: Argumentação e linguagem
Objetivos:
1- identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos;
2- identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual;
3- reconhecer a qualidade da argumentação textual.

Atividade 01
• Dividir a turma em grupos; (talvez duplas)
• Escolha um provérbio e construa um texto argumentativo em que a tese seja a moral:
1. Quem tem boca vai a Roma;
2. Devagar se vai ao longe;
3. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando;
4. Antes tarde do que nunca
5. Quem tudo quer tudo perde.
6. A pressa é inimiga da perfeição.
• Socialização.

Atividade 02
• Apresentar também: VELHOS DITADOS, NOVOS TEMPOS. DITOS POPULARES NET.
• Citar o provérbio original que proporcionou a releitura.

• 1. A pressa é inimiga da conexão.
• 2. Amigos, amigos, senhas à parte.
• 3. A arquivo dado não se olha o formato.
• 4. Diga-me que chat frequentas e te direi quem és.
• 5. Para bom provedor uma senha basta.
• 6. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
• 7. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
• 8. Em terra off-line, quem tem um 486 é rei.
• 9. Hacker que ladra, não morde.
• 10. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.


Unidade 22 : Produção textual: planejamento e escrita
Objetivos:
1- apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos;
2- identificar estratégias que podem ser realizadas para o planejamento e a escrita de textos;
3- desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.

Refletindo com a TP
• As estratégias devem ser variadas em sala para motivar as crianças e adolescentes a planejarem e descobrirem seu próprio estilo de planejamento de acordo com as diferentes situações sóciocomunicativas das quais participam.
• Cabe ao professor não somente preparar o aluno para a produção de textos, garantindo o conhecimento sobre o tema a ser desenvolvido, mas que ele deve privilegiar o aprendizado relacionado aos procedimentos de produção, seja por exemplo próprio, seja por outro tipo de exemplificação.
• O professor é aquele que constrói andaimes que vão sendo utilizados e internalizados pelos alunos e que foram tratados nas duas seções dessas unidades.

Algumas formas de o professor planejar suas aulas de produção de textos foram discutidas e socializadas.

2ª PARTE

Socialização do “Avançando na prática” e considerações sobre os avanços e dificuldades encontradas.

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