Pensamento: “Conhecer não é demonstrar nem explicar, é aceder à visão.” (Antoine de Saint-Exupéry)
1ª Parte
Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição
Objetivos
1 - Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de revisão.
2 - Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.
3 - Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.
Reflexões sobre a unidade
Nas atividades de revisão, você pode verificar elementos referentes à estrutura do texto, do gênero, à seqüência de idéias, além de corrigir ortografia, pontuação e outros elementos locais de coesão. Revisar um texto implica tomar decisões sobre a audiência, os gêneros de texto e as restrições e características relacionadas ao suporte e como o conteúdo deve ser
tratado de acordo com a situação e com o objetivo que se quer alcançar.
Se, por exemplo, existe alguma dúvida quanto à organização de dado trecho do texto, o autor é capaz de definir enquanto escreve ou no processo de revisão uma questão como “isto não está claro, não é suficiente”, o que o levaria a “reelaborar de forma mais clara”.
A última etapa do processo de composição, denominada edição, envolve os reajustes finais visando à acuidade: é a hora de polir mais uma vez aspectos de coesão e coerência, a pontuação, a ortografia segundo as convenções estabelecidas.
Unidade 24: Literatura para adolescentes
Objetivos
1- Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem;
2- Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
3- Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.
Reflexões sobre a unidade
A leitura dos adolescentes não coincide com aquela que nós, adultos em geral e educadores, em especial, gostaríamos que eles lessem. Muitos leem revistas de interesse geral, como Veja, Isto é, Época, ou de diversão, como
Superinteressante, Cláudia, histórias em quadrinhos, ou publicações ligadas a algum “hobby”: natação, aeromodelismo, etc. Além disso, a maioria tem acesso pelo menos a livros didáticos, usados regularmente nas escolas, apresentando textos bastante diversificados.
1 - Nossos alunos, quando muito, leem de modo superficial: “lêem a linha”, mais fácil de ser apreendida numa leitura rápida.
2 - A dificuldade com relação à leitura autônoma, mesmo de significados superficiais e evidentes, leva à pouca criticidade, à ausência de extrapolações ou inferências menos óbvias (não lêem as entrelinhas, ou o “por trás das linhas”).
3 - Nossos alunos lêem pouco além do exigido pela escola, e em geral essa leitura “não escolar” elege poucas vezes o livro. Privilegiam o texto curto, em revista ou jornal, o que parece contribuir decisivamente para a leitura rasa, percebida nas pesquisas.
Atividade: Identificar no texto alguns conectivos e verificar o papel que desempenham.
Ex.: Era uma vez
Mesmo assim
De manhã
Por quê?
Em seguida
Pois
Entretanto
Mas
Quando
A qual ....
2ª Parte
Apresentação do Avançando na Prática com troca de experiências e comentários críticos e sugestivos. As cursistas apresentam as atividades produzidas pelos alunos, socializando sucessos e dificuldades. Um momento desejado e enriquecedor para o grupo.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
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