terça-feira, 6 de outubro de 2009

OFICINA 9 - Variantes linguísticas X Trabalho

Esse é para refletir sobre a educação nos dias atuais.

FAX DO NIRSU
O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores:
"Seo Gomis o criente de Belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faz favor toma as providenssa, Abrasso, Nirso." Aproximadamente uma hora depois, recebeu outro: "Seo Gomis, os relatório di venda vai xega atrazado proque to fexando umas venda. Temo que manda treis miu pessa. Amanhã tô xegando. Abrasso, Nirso."
No dia seguinte: "Seo Gomis, num xeguei pucausa de que vendi maiz deis miu em Beraba. To indo pra Brazilha. Abrasso, Nirso."
No outro:
"Seo Gomis, Brazilha fexo 20 miu. Vo pra Frolinoplis e de lá pra Sum Paulo no vinhão das cete hora. Abrasso, Nirso".
E assim foi o mês inteiro. O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor. O presidente, um homem muito preocupado com o desenvolvimento da empresa e com a cultura dos funcionários, escutou atentamente o gerente e disse:
- Deixa comigo, que eu tomarei as providências necessárias. E tomou.
Redigiu de próprio punho um aviso e afixou no mural da empresa, juntamente
com as mensagens de fax do vendedor:
"A parti de oje nois tudo vamo fazê feito o Nirso. Si priocupá menos
em iscrevê serto, mod vendê maiz. Acinado, O Prizidenti."

terça-feira, 29 de setembro de 2009

8ª OFICINA - TP 6 – UNIDADES 23 e 24

Pensamento: “Conhecer não é demonstrar nem explicar, é aceder à visão.” (Antoine de Saint-Exupéry)

1ª Parte
Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição

Objetivos
1 - Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de revisão.
2 - Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.
3 - Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.

Reflexões sobre a unidade
Nas atividades de revisão, você pode verificar elementos referentes à estrutura do texto, do gênero, à seqüência de idéias, além de corrigir ortografia, pontuação e outros elementos locais de coesão. Revisar um texto implica tomar decisões sobre a audiência, os gêneros de texto e as restrições e características relacionadas ao suporte e como o conteúdo deve ser
tratado de acordo com a situação e com o objetivo que se quer alcançar.
Se, por exemplo, existe alguma dúvida quanto à organização de dado trecho do texto, o autor é capaz de definir enquanto escreve ou no processo de revisão uma questão como “isto não está claro, não é suficiente”, o que o levaria a “reelaborar de forma mais clara”.
A última etapa do processo de composição, denominada edição, envolve os reajustes finais visando à acuidade: é a hora de polir mais uma vez aspectos de coesão e coerência, a pontuação, a ortografia segundo as convenções estabelecidas.

Unidade 24: Literatura para adolescentes

Objetivos
1- Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem;
2- Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
3- Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

Reflexões sobre a unidade
A leitura dos adolescentes não coincide com aquela que nós, adultos em geral e educadores, em especial, gostaríamos que eles lessem. Muitos leem revistas de interesse geral, como Veja, Isto é, Época, ou de diversão, como
Superinteressante, Cláudia, histórias em quadrinhos, ou publicações ligadas a algum “hobby”: natação, aeromodelismo, etc. Além disso, a maioria tem acesso pelo menos a livros didáticos, usados regularmente nas escolas, apresentando textos bastante diversificados.
1 - Nossos alunos, quando muito, leem de modo superficial: “lêem a linha”, mais fácil de ser apreendida numa leitura rápida.
2 - A dificuldade com relação à leitura autônoma, mesmo de significados superficiais e evidentes, leva à pouca criticidade, à ausência de extrapolações ou inferências menos óbvias (não lêem as entrelinhas, ou o “por trás das linhas”).
3 - Nossos alunos lêem pouco além do exigido pela escola, e em geral essa leitura “não escolar” elege poucas vezes o livro. Privilegiam o texto curto, em revista ou jornal, o que parece contribuir decisivamente para a leitura rasa, percebida nas pesquisas.

Atividade: Identificar no texto alguns conectivos e verificar o papel que desempenham.
Ex.: Era uma vez
Mesmo assim
De manhã
Por quê?
Em seguida
Pois
Entretanto
Mas
Quando
A qual ....

2ª Parte
Apresentação do Avançando na Prática com troca de experiências e comentários críticos e sugestivos. As cursistas apresentam as atividades produzidas pelos alunos, socializando sucessos e dificuldades. Um momento desejado e enriquecedor para o grupo.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

7ª Oficina – TP6 – Unidades 21 e 22

1ª PARTE
Pensamento: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Paulo Freire)

Mensagem para reflexão e debate: Paradigma dos macaquinhos ppt (power point)

Unidade 21: Argumentação e linguagem
Objetivos:
1- identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos;
2- identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual;
3- reconhecer a qualidade da argumentação textual.

Atividade 01
• Dividir a turma em grupos; (talvez duplas)
• Escolha um provérbio e construa um texto argumentativo em que a tese seja a moral:
1. Quem tem boca vai a Roma;
2. Devagar se vai ao longe;
3. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando;
4. Antes tarde do que nunca
5. Quem tudo quer tudo perde.
6. A pressa é inimiga da perfeição.
• Socialização.

Atividade 02
• Apresentar também: VELHOS DITADOS, NOVOS TEMPOS. DITOS POPULARES NET.
• Citar o provérbio original que proporcionou a releitura.

• 1. A pressa é inimiga da conexão.
• 2. Amigos, amigos, senhas à parte.
• 3. A arquivo dado não se olha o formato.
• 4. Diga-me que chat frequentas e te direi quem és.
• 5. Para bom provedor uma senha basta.
• 6. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
• 7. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
• 8. Em terra off-line, quem tem um 486 é rei.
• 9. Hacker que ladra, não morde.
• 10. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.


Unidade 22 : Produção textual: planejamento e escrita
Objetivos:
1- apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos;
2- identificar estratégias que podem ser realizadas para o planejamento e a escrita de textos;
3- desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.

Refletindo com a TP
• As estratégias devem ser variadas em sala para motivar as crianças e adolescentes a planejarem e descobrirem seu próprio estilo de planejamento de acordo com as diferentes situações sóciocomunicativas das quais participam.
• Cabe ao professor não somente preparar o aluno para a produção de textos, garantindo o conhecimento sobre o tema a ser desenvolvido, mas que ele deve privilegiar o aprendizado relacionado aos procedimentos de produção, seja por exemplo próprio, seja por outro tipo de exemplificação.
• O professor é aquele que constrói andaimes que vão sendo utilizados e internalizados pelos alunos e que foram tratados nas duas seções dessas unidades.

Algumas formas de o professor planejar suas aulas de produção de textos foram discutidas e socializadas.

2ª PARTE

Socialização do “Avançando na prática” e considerações sobre os avanços e dificuldades encontradas.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS (AGOSTO) – GESTAR II

Em 04/08/09, reencontramo-nos com os cursistas para a 2ª etapa do GESTAR II. A 1ª parte do encontro foi em grande grupo com relatos da Fase de Acompanhamento, em Balneário Camboriú, com as fotos de atividades. Proporcionamos debate referente ao projeto.
Também compartilhamos novas estratégias sugeridas no curso (decalques, biografias, hora da leitura, etc...).
Na 2ª parte, sugeriu-se que os cursistas lessem a unidade 21 do TP 6 e o Ampliando nossas Referências, págs.13 até 61. Além disso, propôs-se que fizessem a lição de casa 1 com os seus alunos, pág.213 do TP 6 (Avançando na prática).
O encontro com os cursistas, programado para o dia 11/08/09, foi cancelado por solicitação da Vigilância Epidemiológica de Tubarão em virtude da Gripe A (H1N1).
O encontro com os cursistas, programado para o dia 18/08/09, a fim de fazer orientações sobre o desenvolvimento do projeto foi cancelado por lei municipal e solicitação da Vigilância Epidemiológica de Tubarão em virtude da Gripe A (H1N1).
No dia 25/08/09, eu e os cursistas definimos os objetivos e a metodologia do projeto, assim como fizemos leituras para a fundamentação teórica das ações a serem desenvolvidas.
Além de todos os entraves, os professores cursistas são comprometidos com o fazer pedagógico e socializam avanços e dificuldades encontrados a fim de que o grande grupo auxilie na escolha de estratégias adequadas para a busca do sucesso, mantendo-se coeso e solidário.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ENSINAR X APREENDER

Eu ensinei a todos eles

“Lecionei no antigo ginásio durante dez anos. No decorrer desse tempo, dei tarefas a, entre outros, um assassino, um evangelista, um pugilista, um ladrão e um imbecil.
O assassino era um menino tranqüilo que se sentava no banco da frente e me olhava com seus belos olhos azuis-claros; o evangelista era o menino mais popular da escola, liderava as brincadeiras dos jovens, ouvia todos, brincava e sempre estava pronto para ajudar; o pugilista ficava perto da janela e, de vez em quando, soltava uma risada rouca que espantava até os gerânios; o ladrão era um jovem bastante alegre com uma canção nos lábios que nunca mudava; e o imbecil, um animalzinho de olhos mansos, que procurava se esconder, sempre a sombra de alguém.
Hoje, a assassino espera a morte na Penitenciária do Estado; o evangelista há um ano jaz sepultado no cemitério da aldeia; o pugilista perdeu um olho em uma briga em Hong Kong; o ladrão, se ficar na ponta dos pés, pode ver a minha casa da janela da Cadeia Municipal e o pequeno imbecil, de olhos mansos de outrora, bate a cabeça contra a parede acolchoada do Asilo Estadual.
Todos esses alunos outrora sentaram-se em minha sala e me olhavam gravemente por cima das mesas marrons da escola. Eu devo ter sido muito útil para esses alunos – ensinei-lhes o plano rítmico do Soneto Elisabetano, todos os coletivos da imensa lista que eles viram, o quarteto da hipotenusa, o Teorema de Pitágoras e como diagramar uma sentença complexa. Eu fui “uma boa professora para eles e os mesmos aprenderam tudo direitinho...”

Texto adaptado para fins educativos e científicos( Pullias, E. V. E Young. A arte do Magistério, Rio de Janeiro, Zahar, 1970. P. 48)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Fase de Acompanhamento - Balneário Camboriú

Eu e meus colegas formadores socializamos as ações da 1ª fase do GESTAR II.