terça-feira, 29 de setembro de 2009

8ª OFICINA - TP 6 – UNIDADES 23 e 24

Pensamento: “Conhecer não é demonstrar nem explicar, é aceder à visão.” (Antoine de Saint-Exupéry)

1ª Parte
Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição

Objetivos
1 - Identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da etapa de revisão.
2 - Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.
3 - Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.

Reflexões sobre a unidade
Nas atividades de revisão, você pode verificar elementos referentes à estrutura do texto, do gênero, à seqüência de idéias, além de corrigir ortografia, pontuação e outros elementos locais de coesão. Revisar um texto implica tomar decisões sobre a audiência, os gêneros de texto e as restrições e características relacionadas ao suporte e como o conteúdo deve ser
tratado de acordo com a situação e com o objetivo que se quer alcançar.
Se, por exemplo, existe alguma dúvida quanto à organização de dado trecho do texto, o autor é capaz de definir enquanto escreve ou no processo de revisão uma questão como “isto não está claro, não é suficiente”, o que o levaria a “reelaborar de forma mais clara”.
A última etapa do processo de composição, denominada edição, envolve os reajustes finais visando à acuidade: é a hora de polir mais uma vez aspectos de coesão e coerência, a pontuação, a ortografia segundo as convenções estabelecidas.

Unidade 24: Literatura para adolescentes

Objetivos
1- Avaliar o envolvimento do professor com o que os adolescentes leem;
2- Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras;
3- Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.

Reflexões sobre a unidade
A leitura dos adolescentes não coincide com aquela que nós, adultos em geral e educadores, em especial, gostaríamos que eles lessem. Muitos leem revistas de interesse geral, como Veja, Isto é, Época, ou de diversão, como
Superinteressante, Cláudia, histórias em quadrinhos, ou publicações ligadas a algum “hobby”: natação, aeromodelismo, etc. Além disso, a maioria tem acesso pelo menos a livros didáticos, usados regularmente nas escolas, apresentando textos bastante diversificados.
1 - Nossos alunos, quando muito, leem de modo superficial: “lêem a linha”, mais fácil de ser apreendida numa leitura rápida.
2 - A dificuldade com relação à leitura autônoma, mesmo de significados superficiais e evidentes, leva à pouca criticidade, à ausência de extrapolações ou inferências menos óbvias (não lêem as entrelinhas, ou o “por trás das linhas”).
3 - Nossos alunos lêem pouco além do exigido pela escola, e em geral essa leitura “não escolar” elege poucas vezes o livro. Privilegiam o texto curto, em revista ou jornal, o que parece contribuir decisivamente para a leitura rasa, percebida nas pesquisas.

Atividade: Identificar no texto alguns conectivos e verificar o papel que desempenham.
Ex.: Era uma vez
Mesmo assim
De manhã
Por quê?
Em seguida
Pois
Entretanto
Mas
Quando
A qual ....

2ª Parte
Apresentação do Avançando na Prática com troca de experiências e comentários críticos e sugestivos. As cursistas apresentam as atividades produzidas pelos alunos, socializando sucessos e dificuldades. Um momento desejado e enriquecedor para o grupo.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

7ª Oficina – TP6 – Unidades 21 e 22

1ª PARTE
Pensamento: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Paulo Freire)

Mensagem para reflexão e debate: Paradigma dos macaquinhos ppt (power point)

Unidade 21: Argumentação e linguagem
Objetivos:
1- identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos;
2- identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual;
3- reconhecer a qualidade da argumentação textual.

Atividade 01
• Dividir a turma em grupos; (talvez duplas)
• Escolha um provérbio e construa um texto argumentativo em que a tese seja a moral:
1. Quem tem boca vai a Roma;
2. Devagar se vai ao longe;
3. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando;
4. Antes tarde do que nunca
5. Quem tudo quer tudo perde.
6. A pressa é inimiga da perfeição.
• Socialização.

Atividade 02
• Apresentar também: VELHOS DITADOS, NOVOS TEMPOS. DITOS POPULARES NET.
• Citar o provérbio original que proporcionou a releitura.

• 1. A pressa é inimiga da conexão.
• 2. Amigos, amigos, senhas à parte.
• 3. A arquivo dado não se olha o formato.
• 4. Diga-me que chat frequentas e te direi quem és.
• 5. Para bom provedor uma senha basta.
• 6. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
• 7. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
• 8. Em terra off-line, quem tem um 486 é rei.
• 9. Hacker que ladra, não morde.
• 10. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.


Unidade 22 : Produção textual: planejamento e escrita
Objetivos:
1- apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos;
2- identificar estratégias que podem ser realizadas para o planejamento e a escrita de textos;
3- desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.

Refletindo com a TP
• As estratégias devem ser variadas em sala para motivar as crianças e adolescentes a planejarem e descobrirem seu próprio estilo de planejamento de acordo com as diferentes situações sóciocomunicativas das quais participam.
• Cabe ao professor não somente preparar o aluno para a produção de textos, garantindo o conhecimento sobre o tema a ser desenvolvido, mas que ele deve privilegiar o aprendizado relacionado aos procedimentos de produção, seja por exemplo próprio, seja por outro tipo de exemplificação.
• O professor é aquele que constrói andaimes que vão sendo utilizados e internalizados pelos alunos e que foram tratados nas duas seções dessas unidades.

Algumas formas de o professor planejar suas aulas de produção de textos foram discutidas e socializadas.

2ª PARTE

Socialização do “Avançando na prática” e considerações sobre os avanços e dificuldades encontradas.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS (AGOSTO) – GESTAR II

Em 04/08/09, reencontramo-nos com os cursistas para a 2ª etapa do GESTAR II. A 1ª parte do encontro foi em grande grupo com relatos da Fase de Acompanhamento, em Balneário Camboriú, com as fotos de atividades. Proporcionamos debate referente ao projeto.
Também compartilhamos novas estratégias sugeridas no curso (decalques, biografias, hora da leitura, etc...).
Na 2ª parte, sugeriu-se que os cursistas lessem a unidade 21 do TP 6 e o Ampliando nossas Referências, págs.13 até 61. Além disso, propôs-se que fizessem a lição de casa 1 com os seus alunos, pág.213 do TP 6 (Avançando na prática).
O encontro com os cursistas, programado para o dia 11/08/09, foi cancelado por solicitação da Vigilância Epidemiológica de Tubarão em virtude da Gripe A (H1N1).
O encontro com os cursistas, programado para o dia 18/08/09, a fim de fazer orientações sobre o desenvolvimento do projeto foi cancelado por lei municipal e solicitação da Vigilância Epidemiológica de Tubarão em virtude da Gripe A (H1N1).
No dia 25/08/09, eu e os cursistas definimos os objetivos e a metodologia do projeto, assim como fizemos leituras para a fundamentação teórica das ações a serem desenvolvidas.
Além de todos os entraves, os professores cursistas são comprometidos com o fazer pedagógico e socializam avanços e dificuldades encontrados a fim de que o grande grupo auxilie na escolha de estratégias adequadas para a busca do sucesso, mantendo-se coeso e solidário.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ENSINAR X APREENDER

Eu ensinei a todos eles

“Lecionei no antigo ginásio durante dez anos. No decorrer desse tempo, dei tarefas a, entre outros, um assassino, um evangelista, um pugilista, um ladrão e um imbecil.
O assassino era um menino tranqüilo que se sentava no banco da frente e me olhava com seus belos olhos azuis-claros; o evangelista era o menino mais popular da escola, liderava as brincadeiras dos jovens, ouvia todos, brincava e sempre estava pronto para ajudar; o pugilista ficava perto da janela e, de vez em quando, soltava uma risada rouca que espantava até os gerânios; o ladrão era um jovem bastante alegre com uma canção nos lábios que nunca mudava; e o imbecil, um animalzinho de olhos mansos, que procurava se esconder, sempre a sombra de alguém.
Hoje, a assassino espera a morte na Penitenciária do Estado; o evangelista há um ano jaz sepultado no cemitério da aldeia; o pugilista perdeu um olho em uma briga em Hong Kong; o ladrão, se ficar na ponta dos pés, pode ver a minha casa da janela da Cadeia Municipal e o pequeno imbecil, de olhos mansos de outrora, bate a cabeça contra a parede acolchoada do Asilo Estadual.
Todos esses alunos outrora sentaram-se em minha sala e me olhavam gravemente por cima das mesas marrons da escola. Eu devo ter sido muito útil para esses alunos – ensinei-lhes o plano rítmico do Soneto Elisabetano, todos os coletivos da imensa lista que eles viram, o quarteto da hipotenusa, o Teorema de Pitágoras e como diagramar uma sentença complexa. Eu fui “uma boa professora para eles e os mesmos aprenderam tudo direitinho...”

Texto adaptado para fins educativos e científicos( Pullias, E. V. E Young. A arte do Magistério, Rio de Janeiro, Zahar, 1970. P. 48)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Fase de Acompanhamento - Balneário Camboriú

Eu e meus colegas formadores socializamos as ações da 1ª fase do GESTAR II.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS(JULHO) - GESTAR II

07/07/2009 – Orientação para desenvolvimento do projeto
Neste encontro, socializei a reflexão a seguir, criada por Piaget com motivação para os trabalhos. Ótimas reflexões foram produzidas e muitos propósitos foram elencados.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
Com isso, começamos a discutir a elaboração escrita do projeto interdisciplinar a ser desenvolvido. Alguns temas foram sugeridos, mas todos remeteram à leitura como meio de desenvolver a autoestima e construir a cidadania.
Em grupo, foram escritos a justificativa e os objetivos (geral e específico). O registro escrito foi lento, com poucos argumentos, pois os cursistas alegaram pouco domínio uma vez que as escolas não elaboram projetos coletivos com os professores. Além disso, as escolas afirmam que não é possível desenvolver o projeto no 2º semestre porque o PPP já tem outras atividades programadas e registradas.
Finalizamos as ações deste dia, planejando nossa última oficina semestral, a realizar-se no dia 14/07/09.

6ª OFICINA – 14/07/2009

Nesta oficina referente às unidades 19 e 20 do TP5, reunimos todos os cursistas dos quatro formadores e fizemos a transposição didática em grande grupo. A mensagem para reflexão e comentários encontra-se abaixo:
O leitor que lê bebe o leite, bebe o vinho, bebe o café do vizinho, bebe a cerveja, bebe de todos os rios, bebe cicuta, bebe uísque, bebe muito, bebe e cala, bebe e ouve, bebe tudo e continua sóbrio.” (Gabriel Perissé)

ATIVIDADES – 1ª PARTE
1. Mensagem e objetivos das unidades.
2. Música “Luar do Sertão”, página 140 do TP5.
3. Analisar em conjuntos a atividade 9, p. 141
4. Assistir o vídeo “Os melhores do mundo” e verificar os elementos linguísticos: (pleonasmo, se não/ senão, para mim “fazer”, regência, plurais metafônicos, concordância, entre outros.).
5. Inferências sobre o vídeo.
6. Recursos linguísticos de coesão (música “Passe em casa” dos Tribalistas) p. 156 do TP5.
7. Trabalhos em grupo:
- Apresentar três imagens e pedir ao grupo que faça a narrativa a partir da sequência que escolherem.
- O texto será produzido coletivamente e registrado no papel craft.
- O texto será lido para que se reconheçam os elementos de coesão presentes ou não nele.
- Análise oral dos textos elaborados.

ATIVIDADES – 2ª PARTE
Socialização e reflexão dos tópicos essenciais dessas unidades.
Trabalhos de apresentação dos “avançando na prática”, desenvolvidos em sala de aula e relatórios.
Receber as sugestões dos projetos iniciados na oficina anterior.

Pontos positivos: atividades dinâmicas, interação com os cursistas, mais comprometimento com as atividades. Os formadores interagem, facilitando e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.

Pontos negativos: É difícil obedecer ao horário proposto para as atividades da 1ª parte, logo o tempo torna-se limitado, não podendo concluir as demais tarefas.

No período de 20 a 24/07/09, aconteceu da Fase de Acompanhamento do GESTAR II, em Balneário Camboriú. Foi um momento ímpar de socialização das atividades já aplicadas referentes aos TPs 3, 4, 5 do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar.

No dia 28/07/09, eu, meus colegas formadores e a coordenadora do GESTAR II fizemos a avaliação da Fase de Acompanhamento, socializamos algumas atividades e textos recebidos. Debatemos sobre a elaboração do projeto e contamos com a parceria de uma professora da UNISUL e da rede estadual para dirimir possíveis dúvidas e auxiliar na elaboração da fundamentação teórica.