terça-feira, 23 de junho de 2009

Registro Reflexivo do TP3

Sabe-se que alguns documentos oficiais, dentre eles a Proposta Curricular de Santa Catarina e os Parâmetros Curriculares Nacionais, apontam como possibilidade de mudança, no ensino da língua portuguesa, o uso dos gêneros literários como um dos meios de ensino e aprendizagem. No que diz respeito à prática docente, novos desafios se colocam, tendo em vista a necessidade de que o professor se aproprie dos conhecimentos teóricos produzidos sobre gêneros textuais e tipologia textual. Além disso, é preciso que ele consiga fazer com clareza e eficiência a transposição didática dos saberes científicos para que a aprendizagem aconteça numa interação entre informação, conhecimento e saberes múltiplos. Todavia, nem sempre nossas experiências com o saber são bem sucedidas. Deparamo-nos, algumas vezes com o insucesso nas escolas, onde a reprovação, a evasão e os baixos níveis de aprendizagem e a pouca participação dos pais no cotidiano da escola são indicativos do fracasso escolar.
Pensando em como melhorar a aprendizagem dos discentes e auxiliar outros professores, tornando o processo ensino e aprendizagem mais significativos, aceitei participar do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar.
Confiante no programa e em mim, mas ansiosa, fui ao encontro dos colegas professores e, também, cursistas, motivando-os e interagindo na construção do conhecimento e de uma nova prática de ensino. .
Os encontros acontecem de forma bem agradável, pois há participação e apreensão das atividades propostas.
Durante os encontros reservo uma parte do tempo para a socialização das atividades aplicadas em sala de aula. Que momento ímpar poder ouvir os discursos dos professores! Todo o material apresentado e produzido pelos cursistas como atividades feitas pelos alunos, relatórios, avaliação do TP faz parte do portfólio que está sendo construído em forma de pasta, não em blog .
Trabalhei o TP 3, procurando seguir as orientações recebidas durante a capacitação, fazendo leituras e pesquisas, explanando tópicos , realizando atividades individuais e em grupos, ou seja, enfocando todos os passos.
Os cursistas reconhecem a qualidade e aplicabilidade do material, e relatam que as atividades nas salas de aulas estão promovendo algumas mudanças.
Eles afirmam que são momentos para trocar e aprimorar as experiências vivenciadas, além de propor alternativas para melhorar os resultados. São, também, aulas diferentes que estamos proporcionando para nossos alunos. O TP3 e o AAA3 são excelentes suportes, com linguagem fácil aplicável e diversidade de textos para o aprimoramento do fazer pedagógico. Alguns entraves são apresentados como o pouco tempo para a leitura e o desenvolvimento e avaliação das atividades do TP. Algumas literaturas citadas nas referências são desconhecidas para os cursistas. Sabe-se que ainda pairam muitas dúvidas não só no nível conceitual, mas também em relação à prática da sala de aula, na perspectiva dos gêneros textuais como objetos de ensino e aprendizagem.

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