Partindo do princípio de que saber ler e escrever são pré-requisitos básicos para o exercício da cidadania, sabe-se que a sociedade está exigindo muito mais do que isso. É preciso ir além do código escrito. Faz-se necessário usar a leitura e a escrita no dia-a-dia, quer no papel, na tela, nos meios eletrônicos, em qualquer outro suporte e apropriar-se da função sintática delas.
Então é oportuno ler, pesquisar, estudar a relação entre a cultura e os seus usos sociais e funções da escrita nos contextos em que vivemos assim como sua importância para o ensino. Além disso, é necessário refletir sobre os usos e funções da mesma, relacionar o letramento com as práticas culturais e produzir atividades de preparação para a escrita, considerando a cultura local, regional e a nacional.
No trabalho com a leitura é fundamental observar, discutir e reconhecer o texto e o leitor como criadores de significados. Também se faz necessário relacionar objetivos elencados com diferentes textos e significados e conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio que ato de ler compreende.
Com essa perspectiva cabe à escola, sobretudo, desenvolver as competências de leitura e escritura como ações interrelacionadas. Há que se realizar diversas atividades que propiciem o desenvolvimento das habilidades de compreensão, leitura e produção textual até chegar a ler para aprender, ler para escrever, ler para viver e conviver.
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